Mesquitas principais de lstambul e as normas da visita
Mesquitas principais de lstambul e as normas da visita: lstambul foi capital de lmperio Turco-Otomano durante 400 anos. Então no largo da historia, os sultões (quer dizer imperador em Turco) que governaram o império, mandaram construir mesquitas dedicados nos nomes deles. Durante época dourado do lmperio, as mesquitas reais, financiados pelo Palácio foram construídos como um um conjunto sócio-religioso e cultural. Ese sistema se chamava Külliye. Nos aeredores das mesquitas reais da cidade, sempre e possível achar hospital, uma escola primária, hamam (banhos turcos), uma türbe (mausoléu onde foram enterrados os membros da dinastia otomana da época), fontes públicas, cozinhas e restorantes e mercados da mesma época. Entao külliye era como equivalente de centro da cidade. O grande bazar, os banhos de Suleymaniye, os banhos de Roxelana, o bazar das especarias sao bons exemplares dos kulliyes de antiguidade.
Alem dos membros da família de sultões, o povo turco também tinha interes de ter mesquita dedicado em nome de sua família. Os grão - vizires, os políticos, os nobres da época, os almirantes, os comerciantes ricos etc. também mandaram construir mesquitas. Assim lstambul hoje oferece ao redor de 3000 mesquitas. Como sua estadia não vai ser suficiente para conhecer las toda, aqui vocês tem algumas dicas sobre como se faz a visita numa mesquita e também algumas de mais especias e bonitas que merece pena uma visita.
Normas para visitar as mesquitas:
O interior das mesquitas, o chão sempre esta coberta com tapetes. Por isso, na entrada sempre é preciso tirá-los os sapatos. Tem saquinhos plásticos que se entrega individualmente para guardá-los. Sugiro melhor levar meias, se nao preferir entre descalço.Também sugiro ter um lenço ou pashimina para colocar na cabeça, cobrir ombros e pernas, se estiver de bermuda. Durante visita de mesquitas, o visitante não devo ensinar as pernas e não deve ter decote. Lembra se que as mesquitas são lugares sagrados para os muçulmanos. Guardos silencio durante toda a visita.
Elementos arquitectonicos de uma mesquita;
Minaretes: Uma especie de torre. Todas as mesquitas tem pelo menos um minarete. Na antiguidade, o muezzin subia ao balcão no topo de minarete onde fazia as chamadas cinco vezes por dia. Alem de isso, funcionava como um farol para faciliticar a localização de templo.
Mihrab: Todo muçulmano, não importa onde esteja, ao orar se vira olhando para Meca. Nas épocas com ausência de bussolas, este elemento arquitectonico que parece ao um nicho foi utilizado para que os fieis possam estar posicionados corretamente.
Mimbar: Sempre fica a direita do mihrab na perspetiva dos fieis. E um especie de púlpito, dando aceso ao sacerdote da mesquita nas sextas, que e dia religioso do mundo muçulmano.
Fonte de Ablução: Nos aeroderes das mesquitas sempre encuentra se fontes com as torneiras que servem para fazer abluções. Az vezes estao pegados nas paredes exteriores da mesquita ou encuentra se no centro dos pátios interiores. Para mais imformaçoes: